Olá camaradas.
Continuando nossa epopéia trazemos hoje a História do brigadeiro Jocelyn Brasil, grande camarada que tive o prazer de conhecer pessoalmente. Texto retirado de wikipédia.

Deolindo, seu pai, era jornalista e trabalhava no jornal paraense A Província do Pará.
Na carreira militar, Jocelyn chegou a Comandante da Base Aérea de Belém, com a patente de Coronel da FAB - Força Aérea Brasileira. Logo em seguida, foi reformado no posto de Brigadeiro.
Combateu o governo de Magalhães Barata e nos anos 1950, integrou a Coligação Democrática Paraense, que elegeu Alexandre Zacarias de Assumpção. Foi a primeira derrota de Barata. Jocelyn teve papel destacado nessa campanha.
Comunista, foi homenageado no último Congresso Nacional do PCB - Partido Comunista Brasileiro na capital carioca.
Entre os livros que escreveu destacam-se: Marxismo: a "Varinha de Condão"; O Mapa da Mina (a luta pelo petróleo); Voce acha que entende de futebol? Eu também; Andanças e Lembranças(memórias); Memorial de um Cearense Enjeitado; Entre Letras e Baionetas- a trajetória de Raimundo Jinkings, além de outros. Em jornais e revistas publicou muitos trabalhos de crítica política e social. Os artigos esportivos ele assinava como Pedro Zamora.
Jocelyn Brasil,em 1989, visitou a Base Aérea de Belém para mostrar a uma pessoa amiga a foto de quando ele foi Comandante daquela unidade. A fotografia dele foi retirada da galeria dos excomandantes, quando Jocelyn foi preso.Após a Anistia a fot não retornou, permanecendo vazio o lugar de um excomandante que é tido como um militar que sabia exercer a autoridade com humanidade. O comandante da base aérea Jocelyn Brasil contava com os respeito dos militares subordinados a ele.
Uma faceta pouco conhecida do escritor era o seu amor pelo futebol.Escreveu, assinando Pedro Zamora, o livro "Você Pensa Que Entende de Futebol? Eu Também."
Um comentário:
JOCELYN BRASIL SENDO FILHO DE QUEM ERA, O JORNALISTA COVARDEMENTE ASSASSINADO DEOLINDO BARRETO, UM MARTIR DA LUTA POLÍTICA DE SOBRAL - DEIXOU UM LEGADOI LITERAÁRIO QUE NÃO PODE SER ESQUECIDO.
ATT,
MATEUS VIEIRA
Postar um comentário