TV PCB Pará - Documentário sobre Raimundo Jinkings

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Candidatura e coligações para a prefeitura de Belém

Olá camaradas

Para abrir este tópico um pequeno resumo dos candidatos e coligações para a prefeitura de Belém:

"No sábado à tarde, o PTB revelou quem será o candidato a vice na chapa que tem como candidato a prefeito Anivaldo Vale. É o presidente da Câmara Municipal de Belém, Raimundo Castro. Até a noite de sábado, os únicos partidos que não haviam divulgado o nome do vice eram o PPL, cuja candidata é Leny Campêlo, o PP, que tem como candidato Jefferson Lima, e o PT, de Alfredo Costa. Mas um membro do PT informou à reportagem que o partido também estudava sair com uma mulher na chapa. Além do PSDB, a legenda com candidato próprio que também realizou sua convenção no sábado foi o PSOL, que disputará a prefeitura de Belém com Edmilson Rodrigues e Jorge Panzera, do PCdoB, como vice. O evento foi realizado durante a manhã.

Com isso, o quadro de candidatos à prefeitura de Belém ficou praticamente definido, depois de intensas negociações e algumas reviravoltas ao longo da semana. A primeira novidade, ainda na terça-feira, foi a desistência do PV em lançar a candidatura do Zé Francisco para apoiar o PPS do deputado federal Arnaldo Jordy, que também recebeu o reforço do DEM. Aliás, Zé Francisco sairá como vice de Jordy na chapa. No dia seguinte, quem também abriu mão de concorrer foi o deputado estadual Cássio Andrade, do PSB, para apoiar Zenaldo Coutinho. Foi, então, anunciado o nome do coronel Tales, do PSB, como vice na chapa do tucano. Porém, ele foi substituído por Carla Martins.

José Priante, candidato do PMDB que esperava o apoio de Jorge Panzera do PCdoB, viu Panzera virar vice na chapa de Edmilson Rodrigues, que tem ainda o PSTU ao seu lado. O peemedebista acabou ficando com PSC, PMDB, PHS. Seu vice será o advogado, engenheiro civil e pastor Kadmiel Pacífico da Costa."


Uma breve olhada nesse quadro e fica claro a pulverização das candidaturas daquilo que se chamava de esquerda e que atualmente compõe a base aliada do governo Dilma. Ficou uma verdadeira difusão de partidos de diversas origens ideológicas onde o único fator de união é o frio cálculo eleitoral e o oportunismo político.

Desse quadro não se salvou nem a chamada oposição de esquerda ao governo Dilma, PSOL e PSTU, estes partidos aderiram a realpolitik fechando aliança com o "rabicho" do PT, também conhecido por PCdoB, ao mesmo tempo em que o PSOL tentava piorar ainda mais o quadro político buscando coligações com partido de direita tudo movido pela lógica eleitoral. Toda essa situação ridícula e vexatória levou ao PSTU publicar uma nota nacional quilométrica tentando explicar ou melhor escamotear o seu próprio oportunismo eleitoral (quem quiser ler esta fábula pode acessar o link aqui: http://www.pstu.org.br/partido_materia.asp?id=14373&ida=0 ) .

E nesse quadro eleitoral cadê o PCB? Esperemos um posicionamento oficial da direção local.

Um comentário:

AF Sturt Silva disse...

Camaradas, pensei que o PCB tivesse junto com PSOl, PSTU e PCdoB?
Não?